A história de nossa Romaria...

Posse da Abadia / Abadiânia Velha - Goiás

Por volta de 1872, D.Emerenciana Gomes de Jesus, da cidade de Pirinopolis, veio morar aqui e trouxe uma medalha de Nª Srª. Da Abadia, pintada em tecido, rezando então a primeira novena que prossegue de 06 a 15 de agosto, todos os anos, até hoje.

O terreno, hoje Patrimônio de Nª Srª. Da Abadia, foi doado por três fazendeiros em 1895. Um deles, o Sr.João José da Maia e Família, nesta época, doaram também uma pequena imagem de Nª Srª. Da Abadia que esta na Paróquia até hoje. Em 1882, deu início da 1ª Capela coberta de palha de coqueiro. De 1900 a 1915, construção da 1ª Capela coberta de telha. E em 1945, construção da atual Igreja com altares de madeira.

Tendo caído seu teto, em 1948, vimos como um grande milagre, pois o oratório (altar) onde estavam Nª Srª. Da Abadia e São Roque, permaneceu firme (não caiu).

O casal Maurílio e Laura Beires ajudavam e cuidavam da Igreja, da Escola, das pastorais, a catequese, cursos, congregações das Filhas de Maria (Pia União), apostolado da Oração, Liga Católica e outros. Os Freis e os padres sempre vinham de Corumbá para celebrar.

Em 15/08/1962, à tarde, houve uma chuva de pedras, tão forte que para muitas pessoas foi um castigo verdadeiro, pois destruiu todas as barracas o circo e muitas outras coisas. A Chuva foi só sobre a cidadezinha aqui. Mas muito mais do que castigos e tragédias, curas e milagres impossíveis aconteceram e acontece. Contados em testemunhos curas de câncer de varias enfermidades e inúmeras outras graças alcançadas.

Essa paróquia pertencia a Diocese de Goiânia. O Bispo da época era Dom Fernando Gomes, que veio aqui com muitos padres pregar missões há muitos anos atrás. Com nossa Diocese em Anápolis vieram os Bispos Eméritos Dom Epaminondas e Dom Emanoel. Atualmente graças a Deus temos Vossa Excelência Dom João Wilk que entra para nossa história. No inicio da Diocese em Anápolis os padres que celebravam aqui vinham de outras cidades, como o Frei José e outros Franciscanos .

Nesta época no grupo escolar todas as funcionárias preparavam os alunos para a 1ª Eucaristia e Crisma e ministravam cursos de Batismo. Com uma turma animada, começaram a tocar instrumentos musicais nas missas e festejos da Igreja e fazia reuniões com jovens. O povo gostava tanto que participavam pessoas de todas as idades, e as missas já eram celebradas em português, pois ate então era em latim.

Muitos padres contribuíram e fizeram parte desta história, trabalhando e rezando por todos, como Fr. Maurício, Pe. Antônio, Pe. Edson, Pe. Geovane, que de 1986-1991 também esteve à frente desta paróquia, construiu o salão paroquial, reformou a Igreja e trouxe para aqui os Freis: Bruno e João Batista, hoje Padres, Frei Paulino e outros, que juntos trabalharam com as crianças e a comunidade.

Depois em 1991, Pe. Franz Hörl chegou em Posse Da Abadia, permaneceu durante 18 anos aqui, fez muitos trabalhos, dando continuidade todos os anos a Tradicional Romaria a Nossa Senhora  Da Abadia e São Roque.

Em 2008, Pe. Cláudio logo após um período de trabalho foi transferido e em 2009 chegou  o Pe. Jacob que permaneceu aqui de 2010 até o ano de 2012.  Em 2013 chegou o padre Agnaldo Bueno que permanece a frente da reitoria do Santuário.